“Estou imensamente grato pelo encerramento do Lensei de Abertura da Sorte
do ano de 2010 sem nenhuma anormalidade.

Aos adeptos, expresso a minha gratidão pelo empenho na participação,
muitos vindos em grande numero e de locais distantes.
Desejo que todos consigam colocar em pratica, no cotidiano, todo o
conteúdo que tiveram a oportunidade de aprender durante o Lensei.

Para os jovens, agradeço pela maravilhosa dedicação durante todo o
Lensei de Abertura da Sorte, abrindo mão de suas férias, de seus lares e
familiares para se dedicarem na realização deste Missassague. Recebi
muitos elogios dos próprios adeptos, que expressaram a sua alegria na
participação dos Lensei. Meu profundo agradecimento a todos!!!

Mas ainda haverão vários Lensei durante o ano de 2010. Por favor,
convidem os seus amigos e colegas, e venham participar!”

Yoshihiro Ogata - M.Superior da Divisao Brasil

Mostrando postagens com marcador Curiosidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Curiosidade. Mostrar todas as postagens

sábado, 30 de janeiro de 2010

Curiosidade Casa do Chá


Você sabia que o chá da Cerimônia é preparado pelas Esposas do Seiti?

Além da preparação do chá, elas cuidam da parte de vestimenta de Kimono e do arranjo floral, que a cada Lensei é feito por uma Esposa diferente.

O arranjo floral é feito de maneira simples com cores suave para harmonizar com o ambiente da casa de chá por ser um local sereno e calmo.

A cada Lensei três pessoas, entre DS (Irmã Divina) e Esposas vestem o Kimono para felicitar aos participantes de Lensei e passar um pouco da cultura da Cerimônia do Chá do Japão.

Há alguns anos atrás o M. Superior, Yoshihiro Ogata enviou para o Brasil chawans especiais antes mesmo de ser o M. Superior do Brasil, na ocasião pertencia a Igreja de Shimizu no Japão. Estes chawans por serem especiais estavam sendo utilizados para enfeitar a casa de chá, mas a pedido do M. Superior esses chawans, misturados com os demais, estão sendo utilizados para os participantes dos Lenseis tomarem chá.

Existe a orientação de tomar o Chá PL com profundo sentimento de gratidão.

Ao saborear, ao invés de fazer pedidos vamos ter a postura de agradecer.

De acordo com a profundidade do sentimento de gratidão, com certeza adquirirá a capacidade para aceitar as coisas, as pessoas e as Obras Divinas, como também receberá a sabedoria para solucionar qualquer dificuldade em sua vida.

Este é o Shikiri de Oshieoyá-Samá.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Curiosidade Baston:

Você sabia que os bastonistas levam em média três horas para se prepararem para a apresentação?

Os bastonistas se preparam para cada apresentação como se fosse a primeira vez, em respeito aos participantes para que seja igual para todos.

Focando no objetivo do M. Superior, que é a elevação técnica dos bastonistas, durante este mês de janeiro, além de se empenharem no treino para a apresentação dos Lenseis também treinam diariamente novas técnicas ou bases para levarem esse aprendizado ao retornarem às suas Igrejas.

São bastonistas de alguns estados do Brasil como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiânia, Campo Grande e fora do Brasil Assuncion – Paraguai.

São 42 bastonistas entre 12 e 30 anos se dedicando durante todo esse mês de janeiro.

Os treinos nas Igrejas vão iniciar em fevereiro ou março, dependendo do local.

A idade mínima para ingressar no baston é de cinco anos, para mais informações falar com o Mestre da sua Igreja.

O Mestre encarregado do Baston do Brasil é o Mestre Chogo.

A seguir um vídeo com alguns momentos de preparação dos bastonistas.



sábado, 23 de janeiro de 2010

Curiosidades: M.Tânia
Você sabia que a Mestre Tânia é formada em pedagogia e supervisão escolar.
Após exercer por alguns anos a sua profissão no Brasil, foi para o Japão dar aulas de português no colégio PL da turma da noite.

Retornou ao Brasil como esposa do Mestre Claúdio Tsuda, e fez missassaguê na expansão durante 32 anos.

Atualmente faz missassaguê como auxiliar do Mestre Diretor do Semináro no Seiti.

Ela é irmã do Mestre Chogo, Mestre médico da Clinica PL.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Curiosidades: Okoshi

Você sabe quem é o responsável pelo som do Lensei? O nome dele é Luiz Okoshi e está no Brasil há 7 anos.

Casou-se aqui no Brasil e tem um filho de 5 anos. Quando chegou ao Brasil não sabia falar nada em português, assim começou a praticar origami, como uma forma de amenizar essa dificuldade.

O primeiro livro que comprou de origami aqui no Brasil, foi todo em português.

Hoje, consegue falar muito bem a língua portuguesa. Não fez nenhum curso, aprendeu o português com os peelistas do seiti, assistindo programas de TV em português, lendo dicionários, etc.



Durante o mês de janeiro, nos Lenseis, podemos apreciar muitos de seus origamis, principalmente na recepção do auditório.

Curiosidades: M.Higuchi
Você sabia que o M.Higuchi veio do Japão com 24 anos de idade e há 18 é Mestre da PL?

Estudou faculdade de agronomia no Japão. E nessa faculdade tinha que estudar duas línguas extras. Primeira língua tinha que ser inglês e a segunda língua podia escolher entre: chinês, espanhol, português e francês.

Sem saber que vinha para o Brasil escolheu a língua portuguesa. Assim quando chegou ao Brasil já tinha um conhecimento sobre a língua.

Desde que veio para o Brasil, sempre fez missassaguê na Botânica, na parte do laboratório cuidando da muda das orquídeas que tem um processo todo especial antes de ir até a estufa.

O Mestre gosta muito de feijoada.
Curiosidades: M.Morimoto


Há 35 anos é Mestre da PL. Aprendeu a língua portuguesa no Japão, com o objetivo de vir ao Brasil. Fez expansão em outros países como Paraguai, Peru e Estados Unidos.

Atualmente faz missassaguê na parte administrativa no departamento financeiro.

É casado e tem três filhos, sua esposa faz missassaguê na seção de Omitamá e uma de suas filhas faz missassaguê na clinica da PL, chama-se Kana, e ela é quem fez os desenhos da Diretriz 2010.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Curiosidade: M.Gleison
Você sabia que o Mestre Gleison é filho do Mestre Daniel e Mestre Cleise?
Ele é casado com a Mestre Erica Takahashi Ribeiro, filha de Mestre também, o Mestre Takahashi que atualmente faz missassaguê na Igreja de Arujá – SP.

Ele tem dois filhos, Noah e o Rodrigo. Um fato interessante é que o nome do segundo filho, Rodrigo, foi concedido por Oshieoyá-Samá, um nome totalmente brasileiro.

O Mestre Gleison tem 32 anos e há menos de um ano formou-se Mestre da PL.
É formado em administração de empresas e contabilidade.
Atualmente faz missassaguê no departamento jurídico junto com o Mestre Hirano.

O Mestre Gleison faz Oficiante Mór nas Cerimônias de início e término dos Lenseis de Abertura da Sorte 2010.

Desde que se tornou Mestre da PL, sente que se tornou uma pessoa muito mais feliz e mais completa do que era antes.
"Senti uma alegria muito diferente do que a que tinha antes de se tornar Mestre."
Curiosidade: M.Bashô

Você sabia que o M.Bashô é o Mestre responsável pelo cultivo das orquídeas da PL que fazem tanto sucesso no Brasil todo?
O Mestre veio do Japão com 21 anos de idade. Foi designado para o Brasil especialmente para cuidar do Instituto PL de Pesquisas Botânicas.
É Mestre há 40 anos e há 38 anos está no Brasil.
O Mestre estudou sobre todas as espécies de orquídeas existentes no Brasil e como essa espécie cultivada pela PL não existia no Brasil por causa do clima, o Mestre desafiou conseguir esse cultivo e hoje em dia cuida de aproximadamente cem mil orquídeas que estão distribuídas nas 17 estufas da Botânica.
Há 18 anos confecciona a bandeira do Brasil que abre o desfile cívico de sete de setembro. No começo foi só para ajudar a divulgar a PL, mas há 12 anos o exército solicita a confecção desta bandeira para que seja exibida na abertura do desfile cívico também.
Ela é feita toda de flores naturais, sendo que a parte verde é utilizada uma planta chamada “Cedolinha” que é encontrada no caminho para o Altar Externo do Seiti, a parte amarela são crisântemos, a parte azul são crisântemos tingidos e finalmente os 27 estados da bandeira são feitos em flores de orquídeas brancas.
Esta bandeira é montada primeiramente na Botânica-Seiti, depois é desmontada para ser transportada e remontada no Sambódromo de São Paulo desde as 3:00h da madrugada para que às 7:00h já esteja pronta para começar o desfile.
Esta bandeira é montada por um total de 15 pessoas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Curiosidade:

Lensei 09 e 10

Você sabia que o M.Chikashi veio do Japão com 21 anos de idade? É missionário da PL há 39 anos.

Mesmo sem entender bem a língua portuguesa, prestou vestibular na Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro, e passou no curso de medicina. Fez residência médica e medicina interna no hospital Andaraí (INPS).

O Mestre Chikashi faz missassaguê na Clínica da PL , faz revisão das solicitações de mioshiê e também é encarregado do Internato dos filhos de Mestre.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Curiosidades do Mestre Superior - Mestre Yoshihiro Ogata


Mestre Superior admira muito a receptividade do povo brasileiro e a forma calorosa com que recebem qualquer tipo de pessoa. Para um estrangeiro esse ponto chama bastante a atenção.

Mestre Superior não teve dificuldades de se adaptar ao Brasil. O único ponto foi com relação ao fuso horário do Brasil e Japão. Isso porque logo de manhã já tem um monte de e-mails do Japão e a noite também. Assim ele tem que adaptar o horário do Brasil com o Japão.


Mestre Superior gosta muito de estudar e tem profun
do desejo de aprender a língua portuguesa para poder comunicar com todos os brasileiros sem precisar de intérprete. Ele estuda pelo menos uma hora por dia e para ajudar nos estudos, assiste a televisão no “close caption” para ler a legenda em português e com isso já está reconhecendo muitas palavras.

Você conhece o significado dos 6 sapinhos ?

Os seis sapinhos significam “sejam bem-vindos”. O significado em japonês é o seguinte: seis em japonês é “mutsu” e sapo é “kaeru”. Assim usa-se o “mu” do número seis e o kaeru do sapo, que fica "mukaeru", significando “sejam bem-vindos”. Na verdade, é um trocadilho da língua japonesa.


Reparem na mesa do M.Superior. Ele possui os seis sapinhos (lado esquerdo inferior da foto acima).
Palestra M.Kanetsuki para missassaguistas – 08/01/10

No dia 08 de janeiro, os missassaguistas puderam ouvir palestra através do M.Kanetsuki.


O Mestre transmitiu vários ensinamentos como: ter gratidão pelas pessoas; praticar os ensinamentos até tornar-se parte do seu conteúdo; procurar ter boas intuições; pensar na felicidade do próximo; procurar receber orientação com o Mestre da Igreja; etc.




Curiosidade
Você sabia que o Mestre Kanetsuki é missionário há 37 anos?


Ele cuida do PL Golf do Brasil.


O PL Golf foi inaugurado em 1968 pelo Segundo Fundador junto com o filho do Presidente da República da época. Foi o primeiro campo de Golf do Brasil.


M.kanetsuki conta que quando chegou ao PL Golf em 1972, não tinha nenhuma grama, era tudo terra.

Acompanhe algumas fotos do campo PL Golf atualmente (em breve).

Palestra do M.Heitor para jovens missassaguistas – 05/01/10

Após o café da manhã, os missassaguistas assistiram a palestra do M.Heitor.

Com ilustrações de fotos, o Mestre transmitiu sobre o espírito do missassaguê físico do mokkó, sobre a maneira correta de dormir, baseado nas orientações do M.Superior, sobre sua prática dos ensinamentos no missassaguê, etc.

Por último fez um convite aos jovens convidando-os para serem Missionários da PL, por ser muito gratificante.

Curiosidade


Você sabia que o M.Heitor entrou no seminário com 22 anos de idade?

Após encerrar o Seminário, ficou na expansão por três anos.

Em 2001 foi transferido para a Igreja Central na seção de informática, onde é responsável pelo departamento.

O Mestre Heitor é formado em Tecnológo em Processamento de Dados.

Curiosidade:

Lensei 06 e 07

Você sabia que o Mestre Bruno é Mestre há 3 anos.

Durante esse período fez missassaguê no Rio de Janeiro e São Paulo.

Neste ano de 2010, foi transferido para fazer missassaguê no Japão.

Ele e a esposa são o primeiro casal de Mestres brasileiros a fazer missassaguê como Mestres transferidos para o Japão.

Atualmente, M.Bruno faz missassaguê no Lensei de Abertura da Sorte como Mestre de Cerimônia. Nos dias que não tem Lensei está realizando missassaguê na Igreja Central - Supervisão e empenhando no estudo da língua japonesa junto com sua esposa.

Curiosidade:

Lensei 02 e 03
Você sabia que o M.Hirano faz missassaguê como Mestre da PL há 35 anos? Ele faz missassaguê na parte administrativa da Igreja Central, no Departamento Jurídico. É formado em Técnico de Contabilidade e Jurídico.