“Estou imensamente grato pelo encerramento do Lensei de Abertura da Sorte
do ano de 2010 sem nenhuma anormalidade.

Aos adeptos, expresso a minha gratidão pelo empenho na participação,
muitos vindos em grande numero e de locais distantes.
Desejo que todos consigam colocar em pratica, no cotidiano, todo o
conteúdo que tiveram a oportunidade de aprender durante o Lensei.

Para os jovens, agradeço pela maravilhosa dedicação durante todo o
Lensei de Abertura da Sorte, abrindo mão de suas férias, de seus lares e
familiares para se dedicarem na realização deste Missassague. Recebi
muitos elogios dos próprios adeptos, que expressaram a sua alegria na
participação dos Lensei. Meu profundo agradecimento a todos!!!

Mas ainda haverão vários Lensei durante o ano de 2010. Por favor,
convidem os seus amigos e colegas, e venham participar!”

Yoshihiro Ogata - M.Superior da Divisao Brasil

sábado, 30 de janeiro de 2010

Curiosidade Casa do Chá


Você sabia que o chá da Cerimônia é preparado pelas Esposas do Seiti?

Além da preparação do chá, elas cuidam da parte de vestimenta de Kimono e do arranjo floral, que a cada Lensei é feito por uma Esposa diferente.

O arranjo floral é feito de maneira simples com cores suave para harmonizar com o ambiente da casa de chá por ser um local sereno e calmo.

A cada Lensei três pessoas, entre DS (Irmã Divina) e Esposas vestem o Kimono para felicitar aos participantes de Lensei e passar um pouco da cultura da Cerimônia do Chá do Japão.

Há alguns anos atrás o M. Superior, Yoshihiro Ogata enviou para o Brasil chawans especiais antes mesmo de ser o M. Superior do Brasil, na ocasião pertencia a Igreja de Shimizu no Japão. Estes chawans por serem especiais estavam sendo utilizados para enfeitar a casa de chá, mas a pedido do M. Superior esses chawans, misturados com os demais, estão sendo utilizados para os participantes dos Lenseis tomarem chá.

Existe a orientação de tomar o Chá PL com profundo sentimento de gratidão.

Ao saborear, ao invés de fazer pedidos vamos ter a postura de agradecer.

De acordo com a profundidade do sentimento de gratidão, com certeza adquirirá a capacidade para aceitar as coisas, as pessoas e as Obras Divinas, como também receberá a sabedoria para solucionar qualquer dificuldade em sua vida.

Este é o Shikiri de Oshieoyá-Samá.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Lensei 26 e 27

Os participantes deste Lensei foram quase todos de São Paulo.

Os Mestres palestrantes foram: M.Higuchi, M.Ricardo Amorim e M.Paulo Mello, todos baseados no mesmo tema. Veja na categoria “Curiosidades” sobre o M.Higuchi.

Abaixo segue o vídeo que o M.Ricardo Amorim usou na sua palestra deste Lensei e do Lensei anterior, dias 23 e 24.



Após teve a pergunta e resposta com os Mestres palestrantes.


Seguindo a programação, a Cerimônia da Tocha foi realizada no primeiro dia do Lensei e após teve a apresentação do baston.

No término do Lensei o M. Superior apresentou a 18ª e 19ª Turma de Seminaristas e faz um convite aos jovens que desejarem ingressar na vida missionária da PL, procurar o Mestre de sua Igreja e obter mais informações.

Com muita emoção os missassaguistas se apresentaram aos participantes agradecendo a presença de todos e a oportunidade de fazer missassaguê.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Curiosidade Baston:

Você sabia que os bastonistas levam em média três horas para se prepararem para a apresentação?

Os bastonistas se preparam para cada apresentação como se fosse a primeira vez, em respeito aos participantes para que seja igual para todos.

Focando no objetivo do M. Superior, que é a elevação técnica dos bastonistas, durante este mês de janeiro, além de se empenharem no treino para a apresentação dos Lenseis também treinam diariamente novas técnicas ou bases para levarem esse aprendizado ao retornarem às suas Igrejas.

São bastonistas de alguns estados do Brasil como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiânia, Campo Grande e fora do Brasil Assuncion – Paraguai.

São 42 bastonistas entre 12 e 30 anos se dedicando durante todo esse mês de janeiro.

Os treinos nas Igrejas vão iniciar em fevereiro ou março, dependendo do local.

A idade mínima para ingressar no baston é de cinco anos, para mais informações falar com o Mestre da sua Igreja.

O Mestre encarregado do Baston do Brasil é o Mestre Chogo.

A seguir um vídeo com alguns momentos de preparação dos bastonistas.



terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Veja abaixo as impressões de alguns participantes do Lensei 23 e 24


Da esquerda para a direita, Sra. Gilma Oliveira com sua prima Vera e o Sr. Leonardo.
Igreja Recife e Suiça





Sr. Joel Monteiro de Araújo Filho
Igreja: Timbaúba - Pernambuco

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Lensei 23 e 24

Neste Lensei tivemos a presença de 843 participantes de vários estados do Brasil como: Recife, Campo Grande/MS, Londrina, Goiania, Brasilia, Porto Alegre entre outros, e de outro país como a Suiça.

Os Mestres palestrantes foram: M.Silas, M.Tânia e M. Ricardo Amorim.

Cada um expressou sobre suas vivências baseadas no tema ”Vamos desafiar a prática dos ensinamentos”.

Quem desejar acessar o vídeo sobre superação mostrado na palestra da M.Tânia clique aqui, para visualizar o vídeo que conta a história de Tony Melendez.

A Cerimônia da Tocha Sagrada foi realizada após o jantar, no primeiro dia do Lensei com muita emoção.

A árvore da felicidade estava repleta de pedidos dos participantes, bem colorida.

Após a Cerimônia de término todos os participantes receberam sua Diretriz para o ano. Esta diretriz é individual para cada participante.

Na partida o Mestre Superior se despediu de cada participante, desejando encontrá-los novamente no próximo Lensei.


sábado, 23 de janeiro de 2010

Palestra Mestre Tania para missassaguistas - 18/01/2010.


Mestre Tânia orientou a respeito do sentimento correto ao estudar, sobre perseverança nos objetivos e nunca colocar como empecilho a falta de dinheiro ou falta de oportunidade, buscar seus objetivos com afinco.

Frisou a importância de ter gratidão aos pais e objetos, e o sentimento de felicitar as pessoas ao fazer missassaguê.
Curiosidades: M.Tânia
Você sabia que a Mestre Tânia é formada em pedagogia e supervisão escolar.
Após exercer por alguns anos a sua profissão no Brasil, foi para o Japão dar aulas de português no colégio PL da turma da noite.

Retornou ao Brasil como esposa do Mestre Claúdio Tsuda, e fez missassaguê na expansão durante 32 anos.

Atualmente faz missassaguê como auxiliar do Mestre Diretor do Semináro no Seiti.

Ela é irmã do Mestre Chogo, Mestre médico da Clinica PL.