
Frisou a importância de ter gratidão aos pais e objetos, e o sentimento de felicitar as pessoas ao fazer missassaguê.
“Estou imensamente grato pelo encerramento do Lensei de Abertura da Sorte
do ano de 2010 sem nenhuma anormalidade.
Aos adeptos, expresso a minha gratidão pelo empenho na participação,
muitos vindos em grande numero e de locais distantes.
Desejo que todos consigam colocar em pratica, no cotidiano, todo o
conteúdo que tiveram a oportunidade de aprender durante o Lensei.
Para os jovens, agradeço pela maravilhosa dedicação durante todo o
Lensei de Abertura da Sorte, abrindo mão de suas férias, de seus lares e
familiares para se dedicarem na realização deste Missassague. Recebi
muitos elogios dos próprios adeptos, que expressaram a sua alegria na
participação dos Lensei. Meu profundo agradecimento a todos!!!
Mas ainda haverão vários Lensei durante o ano de 2010. Por favor,
convidem os seus amigos e colegas, e venham participar!”
Yoshihiro Ogata - M.Superior da Divisao Brasil


Mestre Higuchi falou que devemos sempre fazer missassaguê com alegria.
Quando morava no Japão, no internato, começou a fazer missassaguê de lavar banheiro.
No começo tinha nojo, mas depois aprendeu a fazer com prazer.
Voltando para sua Igreja, a Mestre pediu que fizesse missassaguê de lavar banheiro também.
Mestre Higuchi conseguiu sentir prazer realizando este missassaguê ao contrário dos outros jovens que não sentiam o mesmo; para eles esse tipo de missassaguê era muito difícil.
Com essa experiência do missassaguê de lavar banheiro, que parecia ser algo ruim passou a ser algo bom e hoje em dia gosta de lavar banheiro.

Você sabe quem é o responsável pelo som do Lensei? O nome dele é Luiz Okoshi e está no Brasil há 7 anos.
Casou-se aqui no Brasil e tem um filho de 5 anos. Quando chegou ao Brasil não sabia falar nada em português, assim começou a praticar origami, como uma forma de amenizar essa dificuldade.
O primeiro livro que comprou de origami aqui no Brasil, foi todo em português.
Hoje, consegue falar muito bem a língua portuguesa. Não fez nenhum curso, aprendeu o português com os peelistas do seiti, assistindo programas de TV em português, lendo dicionários, etc.

Durante o mês de janeiro, nos Lenseis, podemos apreciar muitos de seus origamis, principalmente na recepção do auditório.



