“Estou imensamente grato pelo encerramento do Lensei de Abertura da Sorte
do ano de 2010 sem nenhuma anormalidade.

Aos adeptos, expresso a minha gratidão pelo empenho na participação,
muitos vindos em grande numero e de locais distantes.
Desejo que todos consigam colocar em pratica, no cotidiano, todo o
conteúdo que tiveram a oportunidade de aprender durante o Lensei.

Para os jovens, agradeço pela maravilhosa dedicação durante todo o
Lensei de Abertura da Sorte, abrindo mão de suas férias, de seus lares e
familiares para se dedicarem na realização deste Missassague. Recebi
muitos elogios dos próprios adeptos, que expressaram a sua alegria na
participação dos Lensei. Meu profundo agradecimento a todos!!!

Mas ainda haverão vários Lensei durante o ano de 2010. Por favor,
convidem os seus amigos e colegas, e venham participar!”

Yoshihiro Ogata - M.Superior da Divisao Brasil

sábado, 23 de janeiro de 2010

Palestra Mestre Tania para missassaguistas - 18/01/2010.


Mestre Tânia orientou a respeito do sentimento correto ao estudar, sobre perseverança nos objetivos e nunca colocar como empecilho a falta de dinheiro ou falta de oportunidade, buscar seus objetivos com afinco.

Frisou a importância de ter gratidão aos pais e objetos, e o sentimento de felicitar as pessoas ao fazer missassaguê.
Curiosidades: M.Tânia
Você sabia que a Mestre Tânia é formada em pedagogia e supervisão escolar.
Após exercer por alguns anos a sua profissão no Brasil, foi para o Japão dar aulas de português no colégio PL da turma da noite.

Retornou ao Brasil como esposa do Mestre Claúdio Tsuda, e fez missassaguê na expansão durante 32 anos.

Atualmente faz missassaguê como auxiliar do Mestre Diretor do Semináro no Seiti.

Ela é irmã do Mestre Chogo, Mestre médico da Clinica PL.
Palestra do Mestre Higuchi para os missassaguistas - 15/01/10


Mestre Higuchi falou que devemos sempre fazer missassaguê com alegria.
Quando morava no Japão, no internato, começou a fazer missassaguê de lavar banheiro.

No começo tinha nojo, mas depois aprendeu a fazer com prazer.
Voltando para sua Igreja, a Mestre pediu que fizesse missassaguê de lavar banheiro também.

Mestre Higuchi conseguiu sentir prazer realizando este missassaguê ao contrário dos outros jovens que não sentiam o mesmo; para eles esse tipo de missassaguê era muito difícil.

Com essa experiência do missassaguê de lavar banheiro, que parecia ser algo ruim passou a ser algo bom e hoje em dia gosta de lavar banheiro.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Curiosidades: Okoshi

Você sabe quem é o responsável pelo som do Lensei? O nome dele é Luiz Okoshi e está no Brasil há 7 anos.

Casou-se aqui no Brasil e tem um filho de 5 anos. Quando chegou ao Brasil não sabia falar nada em português, assim começou a praticar origami, como uma forma de amenizar essa dificuldade.

O primeiro livro que comprou de origami aqui no Brasil, foi todo em português.

Hoje, consegue falar muito bem a língua portuguesa. Não fez nenhum curso, aprendeu o português com os peelistas do seiti, assistindo programas de TV em português, lendo dicionários, etc.



Durante o mês de janeiro, nos Lenseis, podemos apreciar muitos de seus origamis, principalmente na recepção do auditório.

Curiosidades: M.Higuchi
Você sabia que o M.Higuchi veio do Japão com 24 anos de idade e há 18 é Mestre da PL?

Estudou faculdade de agronomia no Japão. E nessa faculdade tinha que estudar duas línguas extras. Primeira língua tinha que ser inglês e a segunda língua podia escolher entre: chinês, espanhol, português e francês.

Sem saber que vinha para o Brasil escolheu a língua portuguesa. Assim quando chegou ao Brasil já tinha um conhecimento sobre a língua.

Desde que veio para o Brasil, sempre fez missassaguê na Botânica, na parte do laboratório cuidando da muda das orquídeas que tem um processo todo especial antes de ir até a estufa.

O Mestre gosta muito de feijoada.
Curiosidades: M.Morimoto


Há 35 anos é Mestre da PL. Aprendeu a língua portuguesa no Japão, com o objetivo de vir ao Brasil. Fez expansão em outros países como Paraguai, Peru e Estados Unidos.

Atualmente faz missassaguê na parte administrativa no departamento financeiro.

É casado e tem três filhos, sua esposa faz missassaguê na seção de Omitamá e uma de suas filhas faz missassaguê na clinica da PL, chama-se Kana, e ela é quem fez os desenhos da Diretriz 2010.
Lensei 20 e 21

Este Lensei foi dedicado para os brasileiros e japoneses.
Foi feito palestras em português e na língua japonesa para os participantes japoneses.

Os Mestres palestrantes foram:
Português: M.Laerte, M.Takata e M.Paulo Roberto (seguindo a ordem das fotos).


Japonês: M.Kumagai, M.Basho e M.Morimoto (seguindo a ordem das fotos).




Neste Lensei tivemos a participação de muitos peelistas veteranos com mais de 47 anos de PL.

A apresentação do Baston arrasou.

No segundo dia às 7:00h da manhã, houve a Cerimônia do dia do Agradecimento no auditório, com a participação de 14 oficiantes na Cerimônia.