“Estou imensamente grato pelo encerramento do Lensei de Abertura da Sorte
do ano de 2010 sem nenhuma anormalidade.

Aos adeptos, expresso a minha gratidão pelo empenho na participação,
muitos vindos em grande numero e de locais distantes.
Desejo que todos consigam colocar em pratica, no cotidiano, todo o
conteúdo que tiveram a oportunidade de aprender durante o Lensei.

Para os jovens, agradeço pela maravilhosa dedicação durante todo o
Lensei de Abertura da Sorte, abrindo mão de suas férias, de seus lares e
familiares para se dedicarem na realização deste Missassague. Recebi
muitos elogios dos próprios adeptos, que expressaram a sua alegria na
participação dos Lensei. Meu profundo agradecimento a todos!!!

Mas ainda haverão vários Lensei durante o ano de 2010. Por favor,
convidem os seus amigos e colegas, e venham participar!”

Yoshihiro Ogata - M.Superior da Divisao Brasil

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Curiosidades: M.Morimoto


Há 35 anos é Mestre da PL. Aprendeu a língua portuguesa no Japão, com o objetivo de vir ao Brasil. Fez expansão em outros países como Paraguai, Peru e Estados Unidos.

Atualmente faz missassaguê na parte administrativa no departamento financeiro.

É casado e tem três filhos, sua esposa faz missassaguê na seção de Omitamá e uma de suas filhas faz missassaguê na clinica da PL, chama-se Kana, e ela é quem fez os desenhos da Diretriz 2010.
Lensei 20 e 21

Este Lensei foi dedicado para os brasileiros e japoneses.
Foi feito palestras em português e na língua japonesa para os participantes japoneses.

Os Mestres palestrantes foram:
Português: M.Laerte, M.Takata e M.Paulo Roberto (seguindo a ordem das fotos).


Japonês: M.Kumagai, M.Basho e M.Morimoto (seguindo a ordem das fotos).




Neste Lensei tivemos a participação de muitos peelistas veteranos com mais de 47 anos de PL.

A apresentação do Baston arrasou.

No segundo dia às 7:00h da manhã, houve a Cerimônia do dia do Agradecimento no auditório, com a participação de 14 oficiantes na Cerimônia.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010


Curiosidade: M.Gleison
Você sabia que o Mestre Gleison é filho do Mestre Daniel e Mestre Cleise?
Ele é casado com a Mestre Erica Takahashi Ribeiro, filha de Mestre também, o Mestre Takahashi que atualmente faz missassaguê na Igreja de Arujá – SP.

Ele tem dois filhos, Noah e o Rodrigo. Um fato interessante é que o nome do segundo filho, Rodrigo, foi concedido por Oshieoyá-Samá, um nome totalmente brasileiro.

O Mestre Gleison tem 32 anos e há menos de um ano formou-se Mestre da PL.
É formado em administração de empresas e contabilidade.
Atualmente faz missassaguê no departamento jurídico junto com o Mestre Hirano.

O Mestre Gleison faz Oficiante Mór nas Cerimônias de início e término dos Lenseis de Abertura da Sorte 2010.

Desde que se tornou Mestre da PL, sente que se tornou uma pessoa muito mais feliz e mais completa do que era antes.
"Senti uma alegria muito diferente do que a que tinha antes de se tornar Mestre."
Palestra M.Gleison para Missassaguistas - 12/01/2010

Falou sobre sua vivência de saúde.

Há alguns anos foi descoberto que estava com câncer. Após esse mishirassê, surgiu muita gratidão aos pais, pois ficou sabendo que seus pais estavam jurando uma orientação recebida da M. Keiko Uehara, como se fosse um mioshiê concedido.
Já tinha o desejo de se tornar Mestre, e depois desse mishirassê de saúde, reforçou ainda mais essa vontade, pois sentia muita gratidão pela PL.
É muito tímido e assim, trabalhou bastante esse lado. Sua esposa é sua "válvula de escape", pois pode falar tudo para ela.

Está muito feliz em fazer Oficiante Mór de todas as Cerimônias dos Lenseis de Abertura da Sorte 2010, com tantos Mestres veteranos no Seiti, e ele foi escolhido.

Aprendeu que, seja o que for, fazer sem questionar.
Curiosidade: M.Bashô

Você sabia que o M.Bashô é o Mestre responsável pelo cultivo das orquídeas da PL que fazem tanto sucesso no Brasil todo?
O Mestre veio do Japão com 21 anos de idade. Foi designado para o Brasil especialmente para cuidar do Instituto PL de Pesquisas Botânicas.
É Mestre há 40 anos e há 38 anos está no Brasil.
O Mestre estudou sobre todas as espécies de orquídeas existentes no Brasil e como essa espécie cultivada pela PL não existia no Brasil por causa do clima, o Mestre desafiou conseguir esse cultivo e hoje em dia cuida de aproximadamente cem mil orquídeas que estão distribuídas nas 17 estufas da Botânica.
Há 18 anos confecciona a bandeira do Brasil que abre o desfile cívico de sete de setembro. No começo foi só para ajudar a divulgar a PL, mas há 12 anos o exército solicita a confecção desta bandeira para que seja exibida na abertura do desfile cívico também.
Ela é feita toda de flores naturais, sendo que a parte verde é utilizada uma planta chamada “Cedolinha” que é encontrada no caminho para o Altar Externo do Seiti, a parte amarela são crisântemos, a parte azul são crisântemos tingidos e finalmente os 27 estados da bandeira são feitos em flores de orquídeas brancas.
Esta bandeira é montada primeiramente na Botânica-Seiti, depois é desmontada para ser transportada e remontada no Sambódromo de São Paulo desde as 3:00h da madrugada para que às 7:00h já esteja pronta para começar o desfile.
Esta bandeira é montada por um total de 15 pessoas.

Palestra M.Basho para missassaguistas - 11/01/2010.


M.Basho falou sobre o inicio da historia da Botânica na década de 70. Após a visita ao então Presidente da Republica, General Ernesto Geisel, o II Fundador decidiu estabelecer o estudo da técnica de cultura do tecido meristematico para a produção de matrizes de batatas isentas de vírus como forma de contribuição a sociedade brasileira.

O resultado desse estudo foi de muita importância para nossa agricultura, pois possibilitou ao Brasil uma produção autônoma de batatas.

Quando jovem estudou sobre essa técnica com o objetivo de que o Brasil não precisasse mais importar as batatas isentas de vírus. E assim contribui diretamente com esse processo.

Hoje em dia, o Instituto concentra estudos no cultivo e distribuição de orquídeas Phalaenopolis, originaria da Ásia Tropical e popularmente conhecida como Orquídea Borboleta.

O M.Basho disse ainda que cuida das plantas como se cuidasse de pessoas.
E ainda ressaltou para os jovens que quando se tem objetivo, buscar se esforçar ao maximo para alcança-los.